top of page
  • Foto do escritorNUDHES

Publicação de artigo sobre uso de silicone industrial entre mulheres trans


Imagem: Documentário BOMBADEIRA

O artigo "Silicone líquido industrial para transformar o corpo: prevalência e fatores associados ao seu uso entre travestis e mulheres transexuais em São Paulo, Brasil" de Thiago Pestana Pinto e outros pesquisadores da equipe NUDHES foi publicado na revista Cadernos de Saúde Pública.

O objetivo deste trabalho foi estimar a prevalência do uso de silicone líquido industrial (SLI) entre pessoas travestis e mulheres transexuais e identificar os fatores relacionados a esta prática. Trata-se de estudo transversal realizado em sete municípios do Estado de São Paulo, Brasil, com dados coletados entre 2014 e 2015, em uma amostra de 576 pessoas.

Houve uma elevada prevalência do uso de SLI e de problemas decorrentes desta prática, indicando um desafio acerca da prevenção do uso e da redução dos danos à saúde provocados pelo SLI. Dessa forma, torna-se fundamental assegurar o acesso aos recursos necessários para a realização das modificações corporais ao longo do percurso de transição por meio de uma atenção integral à saúde das pessoas travestis e transexuais no Sistema Único de Saúde.

Artigo na íntegra: http://www.scielo.br/pdf/csp/v33n7/1678-4464-csp-33-07-e00113316.pdf

DOI: 10.1590/0102-311X00113316

Autores: Thiago Pestana Pinto, Flavia do Bonsucesso Teixeira, Claudia Renata dos Santos Barros, Ricardo Barbosa Martins, Gustavo Santa Roza Saggese, Daniel Dutra de Barros, Maria Amelia de Sousa Mascena Veras


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©NUDHES - Todos os direitos reservados

bottom of page