LAMIS

Inquérito virtual entre homens que fazem sexo com homens na America Latina

O EMIS (European MSM Internet Survey) é uma pesquisa online sobre saúde de homens que fazem sexo com homens (HSH) que ocorre em países europeus desde 2010. Seu conteúdo inclui questões sobre discriminação, satisfação sexual, acesso à serviços de saúde, comportamento sexual, entre outros temas. Devido à falta de dados sobre essa população na América Latina, em 2017, ocorrerá o LAMIS, abrangendo também esses países, incluindo o Brasil.

PAÍSES PARCEIROS NA AMÉRICA LATINA

Brasil   Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

               Profa. Dra. Maria Amélia Veras

Chile    Universidad de Chile

              Dra. Valeria Stuardo Avila

Guatemala   Fundació Sida I Societat

                         Dra. Elsy Camey

 

Peru    Universidad Peruana Cayetano Heredia

             Prof. Carlos Cáceres  

QUAIS OS OBJETIVOS DESSE ESTUDO?

Em muitos países da América Latina, discriminação e falta de dados são fatores que influenciam a falta de políticas públicas e de saúde preparadas para atender as necessidades dos homens que fazem sexo com homens. Além disso, na América Latina, algumas infecções sexualmente transmissíveis se apresentam em altas taxas nessa população, como o HIV. No Brasil, por exemplo, a prevalência de HIV na população geral é de 0,4% a 0,7% (UNAIDS, 2014), enquanto entre os homens que fazem sexo com homens, é de 14,2% (Kerr et al, 2013). Apesar das disparidades entre os países, desde alguns com leis discriminatórias até outros com políticas inclusivas mais estabelecidas, é necessário que se tenha dados sobre diversos aspectos de saúde dessa população para que sejam elaborados projetos e políticas que impactem positivamente a vida dessas pessoas partir de suas próprias necessidades reportadas. Como a pesquisa ocorrerá na América Latina e Europa ao mesmo tempo, será possível ainda comparar os dados encontrados em cada país e região.

PORQUE O TERMO "HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS"?

Esse termo é muito utilizado em pesquisas para incluir na população estudada o maior e mais abrangente número de homens possíveis, independente de sua orientação sexual. Se colocássemos que queremos estudar a saúde de "homens gays", por exemplo, estaríamos excluindo os homens bissexuais, os homens heterossexuais que já tiveram relações com homens ou também outras pessoas com diferentes orientações sexuais. Nosso interesse aqui, portanto, é incluir todo mundo! 

QUERO PARTICIPAR!

Clique em Responder Pesquisa

O questionário dura aproximadamente 20 minutos

Ajude a divulgar a pesquisa, mande para seus amigos e grupos em redes sociais

LAMIS 2017: Latin American  MSM Internet Survey Project 

                                                             

Coordenador: Dr Jordi Casabona

                          Institut de Recerca Biomédica Germans Trias i Pujol , Spain

Coordenadora Brasil: Profa. Dra. Maria Amélia Veras (Ver Currículo Lattes)

                                        Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Site oficial EMIS: www.emis­project.eu