Buscar
  • NUDHES

Publicação de artigo sobre uso de silicone industrial entre mulheres trans


O artigo "Silicone líquido industrial para transformar o corpo: prevalência e fatores associados ao seu uso entre travestis e mulheres transexuais em São Paulo, Brasil" de Thiago Pestana Pinto e outros pesquisadores da equipe NUDHES foi publicado na revista Cadernos de Saúde Pública.

O objetivo deste trabalho foi estimar a prevalência do uso de silicone líquido industrial (SLI) entre pessoas travestis e mulheres transexuais e identificar os fatores relacionados a esta prática. Trata-se de estudo transversal realizado em sete municípios do Estado de São Paulo, Brasil, com dados coletados entre 2014 e 2015, em uma amostra de 576 pessoas.

Houve uma elevada prevalência do uso de SLI e de problemas decorrentes desta prática, indicando um desafio acerca da prevenção do uso e da redução dos danos à saúde provocados pelo SLI. Dessa forma, torna-se fundamental assegurar o acesso aos recursos necessários para a realização das modificações corporais ao longo do percurso de transição por meio de uma atenção integral à saúde das pessoas travestis e transexuais no Sistema Único de Saúde.

Artigo na íntegra: http://www.scielo.br/pdf/csp/v33n7/1678-4464-csp-33-07-e00113316.pdf

DOI: 10.1590/0102-311X00113316

Autores: Thiago Pestana Pinto, Flavia do Bonsucesso Teixeira, Claudia Renata dos Santos Barros, Ricardo Barbosa Martins, Gustavo Santa Roza Saggese, Daniel Dutra de Barros, Maria Amelia de Sousa Mascena Veras


0 visualização

© Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT+ | 2014